domingo, 12 de junho de 2011

Depois da Demissão: A importância do apoio da família

É importante, quando se perde o emprego, principalmente para aqueles que são chefes de família, sejam homens ou mulheres - pois sabemos que hoje muitas mulheres são responsáveis por manter sua família - que haja apoio total da família.

Isso por que é normal que a pessoa demitida se sinta "pra baixo", deprimida e preocupada com a situação. Por isso uma boa opção é reunir as pessoas de sua família e abrir o jogo. Pedir para que colaborem enquanto a situação de desemprego persiste. claro que isso não irá durar pra vida toda, mas pode demorar em conseguir uma nova recolocação.
Assim reúna seus filhos, por exemplo, e peça que maneirem nas ligações telefônicas, nas idas ao shopping, às festas, etc. Se for casado, no caso de homem, peça para sua esposa economizar nos gastos domésticos. Se for a mulher, peça para seu marido colaborar enquanto você procura uma nova posição.

Nessa época o seguro-desemprego é uma grande ajuda. No entanto como tem valor limitado servirá apenas para manter os gastos básicos, tais como: supermercado, luz, água, condomínio.
Uma boa dica de economia é utilizar telefones pré-pagos, da mesma companhia, ou conta-controle. Aqui em casa passamos a utilizar a conta-controle para todos e o valor da conta telefônica foi bastante reduzida. Isso porque as companhias possibilitam que se liguem grátis de celular para celular. Assim passamos a utilizar quatro celulares, dois com conta-controle e dois pré-pagos. Quando ligamos para os filhos não gastamos nada e vice-versa.

Outra dica é passar a comprar em "sacolões". A qualidade dos legumes e verduras é o mesmo e o preço é bastante em conta. Também é possível cortar o consumo de carne e refrigerante durante a semana e passar a consumi-los somente aos finais de semana.
A maioria lembra-se dos tempos de infância. Os almoços de domingo eram especiais, justamente porque era o dia em que existia uma comida melhor e ninguém morreu por isso não é mesmo?
É tudo uma questão de costume.
É possível também economizar em energia elétrica, apagando as lâmpadas nos cômodos que não tem ninguém, da mesma forma economizando água, utilizando a água da máquina para lavar calçadas e banheiros, tomando banhos mais curtos, etc.
Procurando equilibrar o orçamento e mantendo o otimismo você verá que em pouco tempo conseguirá outro emprego, mas mantenha a economia como uma lição de vida.
Boa sorte a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário